Pesquisar

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Que papel usar?


Oi. hoje vim falar um pouquinho sobre papel.
Vejo muita gente perguntando: "Qual papel eu uso para caixa milk?", "Qual papel eu uso para forminha?"...
A resposta é que na verdade não tem papel certo para cada tipo de caixa, você vai usar o papel que você acha mais bonito, que tem mais qualidade, que a impressão fica melhor, não esquecendo de levar em conta o gosto do cliente também. 



Vou falar resumidamente sobre alguns papéis:


Offset (é o sulfite, parecido com Chamequinho que todos conhecem, tem de várias gramaturas) -  é branco, fosco e poroso.
Pode ser impresso em jato de tinta e laser.
Ponto negativo: uma gota d'água que cai em cima e ele mancha, quando impresso em jato de tinta.


 Impresso em Jato de tinta


Impresso em laser
 
Fotográfico Matte - Fotográfico fosco, ele é encerado, branco, bem lisinho e a impressão fica maravilhosa! Porém, se exposto muito tempo à claridade ou sol, ele desbota. Bom, é o que eu mais uso, acho lindo! E pra ser sincera, quase ninguém guarda personalizados depois da festa.
Para impressão em jato de tinta.
Obs.: Tbm existe ele adesivo.





Fotográfico Glossy - Fotográfico brilhoso,ele é branco bem lisinho e a impressão fica maravilhosa! Porém, se exposto muito tempo à claridade ou sol, ele desbota (mais rápido que o Matte) e também amarela. Para impressão em jato de tinta. Obs.: Tbm existe ele adesivo.



Opalina - É como o Offset, mas é mais lisinho, acho a impressão mais bonita, porém, é mais caro.
Pode ser impresso em jato de tinta e laser.




Kraft - eu amo! Mas é bem fibroso e chatinho pra cortar na Silhouette. Até 200g dá pra cortar legal. Acima já acho que força bastante. Pode ser impresso em jato de tinta e laser.



 
Color plus - São os papéis já coloridos. São coloridos na massa, ou seja, o meio, o miolo dele é colorido, e quando você corta ou vinca, não aparece o miolo branco como papéis impressos. Pode ser impresso em jato de tinta e laser. Sim, é legal imprimir no color plus veja primeira foto abaixo.







Papéis de scrap - são papéis 30,5x30,5cm já estampados, eu não uso muito, só pra coisas exclusivas. Tenho receio de fazer algo para festa, outra pessoa querer igual e eu não encontrar mais o papel. rsrsrs
Tem desses papéis face única, dupla face, metalizados, texturizados, bastante variedade.





Papel Laminado (dourado e prata) - Sem comentários! É lindo e deixa o trabalho maravilhoso!
Uso sempre o 250g, é firme e corta bem na Silhouette. 




Papéis perolizados/ metalizados - São papéis coloridos na massa (assim como o color plus) e com brilho perolizado nas duas faces. Corta como manteiga na Silhouette, é não é muito fibroso e é excelente pra fazer cortes de envelopes ou outros moldes rendados, com muitos detalhes.
Pode ser impresso em jato de tinta e laser, mas a impressão a laser fica infinitamente mais viva e nítida.






Papéis glitter - São papéis geralmente 30x30cm com glitter em uma das fazer e a outra é lisa. Corta bem na Silhouette. Não é imprimível. Ótimo para cortar detalhes para valorizar seu trabalho.





Couchê - fosco ou brilhoso - Não tenho foto com o brilhoso, pois não uso

É um papel somente para impressão a laser, apesar de muita gente conseguir imprimir na jato, eu particularmente não acho que fique um trabalho de boa qualidade, sem contar que demora a secar e muitas vezes as cores se misturam pois não penetram rapidamente no papel. 
É um papel de ótima qualidade, a impressão a laser fica linda.
Impressão a laser tem um custo bem mais alto se comparado a jato de tinta, poucos clientes escolheram os personalizados com este material. Eu uso mais para projetos específicos, coisas que precisa que dure muito tempo ou até pra sempre (rsrs). Exemplos: Letras 3D que as pessoas usam um tempo depois da festa para decorar o quarto e capas de cadernos de assinaturas / livro de mensagens que vão durar 'pra sempre'. 






Uso esses papéis nas seguintes gramaturas:
Segue lista: Offset 240g, Matte 220g, Glossy 230g, Opalina 240g, Kraft 200g, Color plus 180g, Scrap 120/ 180g, Laminado 250g, Perolizado 180g, Glitter 200g aprox., Couchê 250g (para caixas), Couchê 170g (para encadernação), Adesivo Matte 108g, Adesivo glossy 135g, Adesivo couchê fosco 190g.


 Compro todos estes e outros papéis na Lavoro Papéis.


Mesmo pagando frete, o valor sai muito mais em conta do que eu comprando aqui na cidade, sem contar que a variedade e bom atendimento da Lavoro eu não encontro em nenhum outro lugar.

A loja física da Lavoro fica na 
Rua Dr. Muraí, nº 109 - Vila São José - São Paulo/ SP

E também tem a loja virtual: www.lavoropapeis.com.br
Comprando na loja virtual, você ganha desconto utilizando o cupom LAISRIBEIRO


Qualquer outra dúvida, pode deixar aqui nos comentários que eu respondo ou acrescento aqui no post.

Espero que tenham gostado.
Até o próximo.

Bjs,


Participe também dos grupos no Facebook: 

Se você ainda não tem sua Silhouette, adquira já na SerilonCrafts e ganhe desconto utilizando o cupom ALIZSIL.

81 comentários:

  1. Olá Laís, sua postagem foi de grande ajuda e de quebra você já fala um pouquinho sobre o tipo de impressão. Hoje estive em gráficas para fazer umas impressões de algumas tags e me apavorei com o tamanho das impressoras! Você podia falar um pouquinho mais sobre esse assunto também! Bjos e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico louca é com o tamanho das guilhotinas gigantes das gráficas.
      Tenho mesmo que tirar um tempinho e estudar impressoras e impressões rsrs quanto eu tiver algo, venho contar aqui :)

      Excluir
  2. Olá. Tenho uma cliente onde o aniversário do filho será no final de fevereiro do ano que vem. Ela já quer ir comprando os personalizados aos poucos. Que tipo de papel seria melhor a ser utilizado? Que não desbote tão rápido? Pois ainda faltam 10 meses pro aniversário. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para jato de tinta? Offset e Opalina não desbotam.

      Excluir
    2. Eu tenho uma epson l365. Então não compensa fazer no mate ou no fotográfico glossy?

      Excluir
    3. Eu não arrisco. Por mais que eu avise que desbota, que tem que ficar guardadinho na caixa do jeito que enviei, quem me garante de que a cliente vai respeitar as recomendações de armazenamento? E se quando chegar perto da festa e ela for abrir pra montar, mesmo não tendo desbotado, estiver envergado por conta de condições climáticas? Tenho muitas clientes que vão comprando aos poucos, pagando quando e quanto pode meses antes, mas só faço e envio quando estiver mais perto da festa.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, muito legal e explicativo! Só não entendi quando você fala em imprimir no color plus. Voce se refere a imprimir uma estampa sobre determinada cor de papel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É o exemplo da foto do baú, imprimi estampa de madeira no color plus havana. Além de ficar a parte interna tbm marrom, os vincos (dobras) não ficam aparecendo a massa branca do papel, pq o color plus é inteiro da cor.

      Excluir
  5. Ótimo post!! Só queria confirmar com você a marca do opalina que vc usa?? Já vi muita gente falando que uso ele para caixas.. Mas fiz um teste e achei bem fraca a impressão.. O meu era aquele da filiperson azulzinho..e ele mancha tb como o offset??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, O Opalina é da Fedrigoni, vendido na Lavoro.
      Realmente a impressão nele na jato de tinta não chega perto da qualidade da impressão no papel fotográfico, mas é melhor que no offset, pois ele é mais lisinho.
      Ele mancha tbm se molhar.

      Excluir
  6. Muito obrigada Lais!! Amei suas dicas, vou guardar com carinho!!! Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as especificações! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pela visita e mensagem. Bjs

      Excluir
  8. Lais eu gostaria muito de aprender a fazer coisas lindas assim...usar a sulhouette, os artesanatos me encantam. Existe algum curso que eu possa fazer? Geralmente as pessoas não tem muita paciência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, você já tem Silhouette? E impressora?
      Qualquer dúvida ou se precisar de ajuda, pode deixar mensagem lá no grupo Personalizando com Silhouette, o link está no final no texto. Bjs

      Excluir
  9. Olha eu aqui.. :) adorei as dicas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. Que bom que você gostou.

      Excluir
  10. Nossa adorei as dicas, nunca entendi mt bem sobre papéis, qual o melhor usar pra detrminada coisa...E consegui entender bastante, apesar de não saber fazer praticamente nada pq sou nova e adquiri mha Sil e mha epson l805 a 2meses....
    Tenho sempre muitas dúvidas pq não sei desenhar arquivos nenhum.
    Mas tbm já ouvi falar q papel glitter não pode ser utilizado na Sil,é vdd?
    Muito obrigada pela atenção, amo seus trabalhos.
    Obs amei essas caixinhas da barbie.😉😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisete, fico feliz em poder ajudar. Uso muito papel glitter, corto muuuitos flocos de neve nele rsrs Sem problemas. É chatinho pq tem que ficar limpando a lâmina toda hora, pq entra bastante glitter dentro e atrapalha o corte.

      Excluir
  11. Nossa adorei as dicas, nunca entendi mt bem sobre papéis, qual o melhor usar pra detrminada coisa...E consegui entender bastante, apesar de não saber fazer praticamente nada pq sou nova e adquiri mha Sil e mha epson l805 a 2meses....
    Tenho sempre muitas dúvidas pq não sei desenhar arquivos nenhum.
    Mas tbm já ouvi falar q papel glitter não pode ser utilizado na Sil,é vdd?
    Muito obrigada pela atenção, amo seus trabalhos.
    Obs amei essas caixinhas da barbie.😉😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisete.
      Papel pode ser utilizado sim na Silhouette, só requer um pouco de cuidado pois solta bastante glitter na lâmina e acumula lá dentro, podendo fazer travar. O que eu faço quando é corte muito detalhado e demorado é pausar o corte algumas vezes, retirar a lâmina, limpar, recolocar e continuar o corte.

      Excluir
  12. Lais, amei suas dicas sobre os papéis! Muito obrigado por reservar um tempo para copmpartilhar conosco suas experiências. me diga uma coisa, naquele baú, você imprimiu no papel color plus? não entendi bem; e se puder me informar onde compro o arquivo desse baú eu te agradeço muito. Que Deus te dê em dobro tudo que você tem nos ajudado com as suas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi :) O baú eu imprimi no color plus marrom (Havana).
      O molde do baú compre na Silhouette Design Store.
      Bjs

      Excluir
  13. Para fazer aqueles rotulos de lembrancinhas tem que ser adesivado ne?

    E adesivo, como posso fazer?

    ResponderExcluir
  14. Olá Lais! Adoro seu site! Obrigada de coração por compartilhar com a gente tantas coisas boas!

    ResponderExcluir
  15. Olá Lais. Queria indicação de uma impressora, ou duas (jato de tinta e laser) para quem está começando. Me indica alguma? Parabéns pelo site :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla, eu tenho duas jatos de tintae uma laser. Pra mim é essencial ter uma de cada, pois cada uma uso para um tipo de trabalho diferente.
      Por mais de 2 anos a Epson L355 me atendeu, porém, tem dificuldade de puxar folhas de altas gramaturas, tive que alterar a mola.
      Hoje eu uso a Epson L805 e amo a impressão dela, é perfeita! Sem contar que por enquanto está imprimindo até 240g tranquilamente.
      Minha laser é a HP CP1025, já usei toner original e já testei o compatível, hoje uso só original, compatível dura muito pouco, sai falhando, só problema e acaba que o desperdício de material é enorme.
      Bjs

      Excluir
    2. Laís sobre a impressora vc consegue imprimir alguma coisa no modo rápido e económico. No começo co seguia agora minha Epson esta dando uns riscos brancos

      Excluir
  16. Amei suas dicas, parabéns vou guarda-las. Estou começando e tenho muitas duvidas gostaria de saber qual melhor papel e impressão correta para o vinil. Queria um adesivo fotográfico para fazer algumas lembrancinhas qual você me indica? E qual a melhor impressão: laser ou jato de tinta?
    Obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinil pra ser usado em embalagens que terão contato com água, o ideal é que seja impresso em gráfica, impressão solvente.
      Adesivo fotográfico para lembrancinhas tem o glossy e o matte.
      Melhor impressão sempre vai ser a laser, pq ela não mancha, não desbota. Mas tem o custo bem alto. Eu trabalho com jato e laser, para itens de festa que serão descartados eu faço na jato, para itens que precisem de maior durabilidade, faço na laser.

      Excluir
  17. Olá!
    Laís seu post foi de grande ajuda, porém minha Epson L375 não imprime em gramaturas maior que 180g....
    Aí fica complicado.
    Esses papéis tem em gramaturas menores, para que eu consiga utilizar na minha impressora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos eles tem gramatura 180g. Eu uso acima pq acho que fica mais firme. É questão de gosto mesmo.

      Excluir
  18. Olá!
    Laís seu post foi de grande ajuda, porém minha Epson L375 não imprime em gramaturas maior que 180g....
    Aí fica complicado.
    Esses papéis tem em gramaturas menores, para que eu consiga utilizar na minha impressora?

    ResponderExcluir
  19. Bom dia!!!Parabéns pelo post, achei tudo que eu pesquisava em único lugar MARAVILHA!!!!

    ResponderExcluir
  20. Laís adorei seu post , porém fiquei em dúvida,estou começando agora é comprei a epson l375 quais papeia é indicado para imprimir nela? Tem algum papel q eu imprima nela q não desbota tão rápido? Tem alguma coisa q eu possa fazer para conservar a cor do papel por mais tempo? O q vc me indica a fazer? No casa as lembranças q vc faz na impressora jato de tinta tbm ficam perfeitas como no laser ,porém desbotam mais rápido?

    ResponderExcluir
  21. Laís adorei seu post , porém fiquei em dúvida,estou começando agora é comprei a epson l375 quais papeia é indicado para imprimir nela? Tem algum papel q eu imprima nela q não desbota tão rápido? Tem alguma coisa q eu possa fazer para conservar a cor do papel por mais tempo? O q vc me indica a fazer? No casa as lembranças q vc faz na impressora jato de tinta tbm ficam perfeitas como no laser ,porém desbotam mais rápido?

    ResponderExcluir
  22. Lais, ótimas dicas, você pode me indicar algum curso? Tenho a sil e impressora mas não sei fazer nada ainda...Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Lais, ótimas dicas, você pode me indicar algum curso? Tenho a sil e impressora mas não sei fazer nada ainda...Obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Lais o nunca usei o papel matte e comprei o fosco. Tenho a HP 1025, portanto uma impressora a laser. Esse papel é indicado para ela?

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Você sabe me dizer que tipo de papel consigo fazer lousa magnética personalizada?

    ResponderExcluir
  27. Você sabe me dizer que tipo de papel consigo fazer lousa magnética personalizada?

    ResponderExcluir
  28. Boa Noite Lais! Será que você poderia me dar mais uma ajudinha? Qual máquina Silhouette vc me indicaria. O meu objetivo é apenas para fazer personalizados(caixas, cones, nomes vazados) Eu queria mesmo é para recorte. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  29. Boa Noite Lais! Será que você poderia me dar mais uma ajudinha? Qual máquina Silhouette vc me indicaria. O meu objetivo é apenas para fazer personalizados(caixas, cones, nomes vazados) Eu queria mesmo é para recorte. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  30. Adorei as dicas, estou tentando achar aqui em Recife-PE uma loja que venda os papéis. Como estou iniciando não quero investir pesado agora. Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Lais! Estou usando um impressora Epson L375 para imprimir minhas tags e as minhas caixinhas, o problema é q com o tempo estão desbotando... Posso fazer esses trabalhos usando uma impressora laser? Você poderia me indicar uma impressora laser? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem papel que não desbota, o offset e o opalina, por exemplo. Impressora laser eu uso a HP CP 1025, porém, o custo de impressão (folha inteira colorida) é aproximadamente 14 vezes mais alto do que da jato de tinta.

      Excluir
  32. Olá Lais
    Tudo bem?

    Obrigada pela postagem...
    Gostaria de saber qual a melhor forma para trabalhar com o Vinil ( se ele é recomendado para impressão a jato de tinta) . Minha impressora é a L375.
    Gostaria também de saber se aplicar Vinil para laminação ajuda para que a impressão feita no papel fotográfico nao desbote.


    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem!
      Não trabalho com vinil, não confio, não acho que fica uma coisa profissional. Quando tenho que fazer algo, mando para a gráfica, lá é impressão solvente, não mancha, não desbota e é completamente à prova d'água.
      Vinil para laminar impressão no fotográfico? Mas o que você vai fazer? Eu nunca testei.

      Excluir
  33. Oi Laís! Adorei a explicação! Mas tenho uma pulga gigante atrás da orelha... Pode mesmo usar glossy na impressora laser? Já fiz várias buscas que dizem que não... que danifica a impressora. Tenho uma cp1025.

    ResponderExcluir
  34. Oi. Então, como escrevi, ele é para jato de tinta. Nunca vi informação sobre impressão nele na laser, pelo menos os que eu compro, não. Existem papéis fotógráficos específicos para laser, porém, como não uso, não tenho como te informar fornecedor.

    ResponderExcluir
  35. Boa noite. Eu faço cartonagem com tecido. Porém tbm queria fazer com papel. Vc sabe qual o melhor papel para cartonagem.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra. Eu tenho um post aqui no blog (acredito que de janeiro de 2016) sobre encadernação. Lá mostro alguns papéis que usei para encapar o papel Paraná. Acredito que grupos sobre cartonagem no Facebook poderão te auxiliar melhor nessa dúvida.

      Excluir
  36. Olá...tenho muita vontade de usar o papel fotografico matte, mas muita gente fala que ele estraga a impressora. Isso procede? E como vc lida com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço sobre o Matte estragar a impressora. Uso há 2 anos aproximadamente e não tenho problema algum. Até porque, na própria configuração de impressão tem a opção de Matte. O que estraga não acredito que seja o tipo de papel e sim a gramatura dele. Impressoras domésticas foram feitas para imprimir no máximo 90g, a gente abusa usando 240g. ;)

      Excluir
  37. Oie!
    Amei o conteúdo sobre os papéis!
    Qua é a sua impressora para fazer esses trabalhos a jato ou a laser?

    ResponderExcluir
  38. Oie!
    Amei o conteúdo sobre os papéis!
    Qua é a sua impressora para fazer esses trabalhos a jato ou a laser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, que bom que você gostou.
      Tenho jato de tinta e tenho laser.

      Excluir
  39. Oi poderia me dizer qual o melhor papel para fazer caixa Milk?

    ResponderExcluir
  40. TENHO UMA IMPRESSORA HPD3510 QUAL MELHOR PAPEL PRA MIM IMPRIMIR

    ResponderExcluir
  41. Oi Lais !
    Eu estou começando na area agora. A vender pra fora, minha maior duvida é em qual papel usar (FAÇO ADESIVOS E CAIXA MILK .. CALENDARIO DE IMA..LIVRINHO DE COLORIR.. MARMITINHA) vc pode me explicaf qual papel é melhot pra cada item? Muito obrigada! Eu li seu post e fiquei com duvidas, minha impressora é a Jato.

    ResponderExcluir
  42. hola Lais eu tenho a impresora L220 SO INICIANT gostaria de saber cual seria o ultimo gramor qe poderia usar nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Yessica. Essas informações você precisa obter com o fabricante da sua impressora. Eu não conheço esse modelo, não tenho como te responder. Mas pelo que sei, todas ou a maioria das impressoras domésticas são feitas pra imprimir até 90g.

      Excluir
  43. Olá,eu tenho uma impressora cannon.... Eu queria saber qual papel eu posso usar p/ fazer caixinhas de dia das mães p colocar docinhos... Eu queria um papel que já fosse colorido, pra não gastar tanta tinta... Não sei o que seria melhor... O que me indica fazer?

    ResponderExcluir
  44. Lais, muito bom seu post, ótima explicação finalmente encontrei ajuda aqui contigo! Abraços e obrigada!

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Ola não falou da cartolina, não da para usar? beijo

    ResponderExcluir
  47. Nossa amei. Clareou bastante minha mente. Vou salvar pra não esquecer rs. Obg��

    ResponderExcluir