Pesquisar

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Forminha de doce no Corel Draw / Parte 1 - Desenhando

Desenhando no Corel Draw

 

Forminha básica para docinhos de festa

 




Em uma postagem no grupo Personalizando com Silhouette, encontrei várias pessoas com dúvidas em relação ao Corel Draw e, principalmente, sobre o Silhouette Connect, que é um plug-in, onde você pode criar o arquivo, personalizar, tudo no Corel Draw ou Illustrator, imprimir e enviar para corte sem precisar exportar para o Silhouette Studio. Falaremos sobre ele nas próximas postagens.

Meu objetivo era escrever um post simples, mostrando o Connect, mas acabei me empolgando com outras perguntas que me fizeram e ficou uma postagem gigantesca. Por esse motivo, decidi dividir em 4 partes: Desenhando, Personalizando, Enviando para corte (Silhouette Connect) e Enviando para corte (Silhouette Studio).

Vamos começar!!

Desenhando forminha de doce no Corel Draw


Primeiramente, com o Corel Draw aberto (eu uso o X7), selecione a ferramenta "Retângulo" e desenhe um quadrado de 3,5cm ou o tamanho de sua preferência.



Em seguida, com a mesma ferramenta, faça um retângulo com o triplo da altura OU largura do quadrado, ou seja, 3,5x10,5cm (tanto faz se for vertical ou horizontal).



Com o retângulo selecionado, você vai arredondar os cantos utilizando a ferramenta "Cantos arredondados". Mais quadrado, mais redondo, o formato final fica à sua escolha. Eu usei a medida 1,75cm para ficar bem redondinho.



Copie, cole e gire para o formato contrário (vertical/horizontal).



Eu costumo alinhar todas as partes no centro, mas vou deixar o quadrado de lado para não atrapalhar a visualização do que está fazendo.

Alinhe o retângulo vertical e o horizontal no centro.


Após alinhar, com os dois selecionados, clique na ferramenta "Soldar", também conhecida em outros programas como "fundir".



Note que agora é uma forma só.


 Agora sim, alinhe tudo, incluindo o quadrado, no centro e coloque cores diferentes para a linha externa e interna. Usei linha vermelha para a externa e azul para a interna.
Essa diferenciação de cor será para configurar o corte Silhouette nos próximos passos.
Caso você vá imprimir para cortar com tesoura, pode deixar a cor que preferir.



O passo a seguir, é mais chatinho. Se alguém tiver sugestão de uma maneira mais fácil, deixe aqui nos comentários. Vou mostrar como eu faço.

Com o molde inteiro como está, se você colocar uma estampa dentro, ela vai ficar nele todo.
Então, prefiro separar as abinhas e personalizar uma a uma individualmente.

Para separar as abinhas (na verdade irei separar só uma e depois replicar), copie e cole a linha externa. Arraste ela para o lado para você visualizar e trabalhar melhor. Pegue a "Ferramenta Forma" e com o CTRL pressionado, vá clicando nos pontos que serão deletados ou selecione vários de uma vez clicando e arrastando o mouse para a área em que deseja selecionar. Feito isso, aperte "Delete"no seu teclado.



Após deletar, foram apagadas as abas da forminha, ficando apenas uma delas.
Se ficou com uma linha ultrapassando o limite, é fácil resolver: clique com o botão direito do mouse no ponto da quina e selecione "Em linha".



E agora está certinho.


 Reproduza a abinha mais 3 vezes. Pode ser usando o famoso CTRL+C e CTRL+V.



Está prontinho para personalizar :)

Vou encerrando o post por aqui.
Amanhã daremos continuidade mostrando a personalização

Um beijo, 





3 comentários:

  1. Olá! Obrigada por compartilhar! Uma ideia pra separar as abas que pode ser mais prática é usar a ferramenta preenchimento inteligente, você preenche uma das abinhas e ela já vira um elemento individual. Preencher enquanto estiver com as linhas azuis ao redor. Depois é só tirar o preenchimento e deixar só o contorno!

    ResponderExcluir